Left Continue navegando
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Recomendado para você
Oxibenzona: substância presente nos filtros solares comuns é inimiga dos oceanos (e da sua pele?)

Oxibenzona: substância presente nos filtros solares comuns é inimiga dos oceanos (e da sua pele?)

Protetor solar da BioBio é livre de oxibenzona, proporcionando segurança para sua pele, sua saúde e para o planeta

Dezembro Laranja é o mês de conscientização ao combate ao câncer de pele, e a BioBio não poderia deixar de abordar o assunto. Afinal, nos preocupamos com a sua saúde e bem-estar, não é mesmo? Por isso, hoje, vamos começar uma série de artigos que abordam tudo sobre saúde: do bem-estar físico ao mental. Vamos lá?

Pensando nisso, hoje vamos abordar a oxibenzona (benzofenona-3, B3, Benzophenone-3,2-Hydroxy-4-Methoxyphenyl, Advastab 45, 4-Methoxy-2-Hydroxybenzophenone, entre outras), um filtro solar que absorve principalmente as radiações UVA e UVB, que são responsáveis ​​pelo bronzeamento, mas também por queimaduras solares e câncer de pele. 

No entanto, nos últimos anos, pesquisadores têm visto que este ingrediente presente em protetores solares comuns estão prejudicando os oceanos. Como assim? Vamos explicar! A oxibenzona sofre uma reação química capaz de causar danos às células na presença de luz ultravioleta, prejudicando os corais.

A descoberta sobre a oxibenzona e os corais

A descoberta sobre a oxibenzona e os corais

De acordo com os pesquisadores, os corais tornam a molécula de oxibenzona solúvel em água, adicionando um açúcar a ela. O resultado? Isso transforma a oxibenzona em uma molécula que, em vez de bloquear a luz ultravioleta, é ativada pela luz solar — produzindo radicais livres que podem branquear e matar os corais. Segundo o engenheiro ambiental da Universidade de Stanford, Djordje Vuckovic, essa via metabólica que visa desintoxicar está, na verdade, produzindo uma toxina.

É seguro usar filtro solar à base de oxibenzona?

 oxibenzona é o agente bloqueador de raios UVA e UVB em vários protetores solares

Como mencionamos, a oxibenzona é o agente bloqueador de raios UVA e UVB em vários protetores solares. No entanto, depois que essas pesquisas relataram que a substância pode danificar o DNA dos corais, interferindo seus sistemas endócrinos e causando deformidades em suas larvas, ficou o alerta para a saúde humana.

Praias do Havaí, das Ilhas Virgens Americanas e de Palau já proibiram protetores solares contendo oxibenzona, por exemplo. No entanto, os estudos na área estão sendo intensificados para que se possa entender completamente a bioquímica e o mecanismo do ingrediente a fim de identificar moléculas de filtro solar sem esse efeito.

Já a Food and Drugs Administration (FDA) mostrou que a oxibenzona entra na corrente sanguínea depois de um dia de uso, provocando alterações hormonais (principalmente em mulheres). A substância interfere na produção de testosterona e interrompe a produção de hormônios adrenais. Além disso, a oxibenzona imita o estrogênio, causando mudanças sexuais nas pessoas. Os homens podem desenvolver características femininas e as crianças podem ter alterações no seu desenvolvimento.

Em relação à gravidez, a oxibenzona é um dos muitos protetores solares químicos que afetam os hormônios e pode atuar como um estrogênio fraco, um antiandrogênico moderado, podendo estar associado a alterações no peso do bebê. Chamamos isso de desreguladores endócrinos e é melhor evitá-los, se possível, durante a gravidez.

Protetor Solar Físico Natural e orgânico SUNNATURE FPS30 

Protetor Solar Físico Natural e orgânico SUNNATURE FPS30

Mas não vamos nos descuidar com o câncer de pele, não é mesmo? É aconselhável usar proteção solar em todos os momentos ao sair, no entanto, é altamente recomendável que você procure alternativas naturais como o SUNNATURE FPS30, com ingredientes como óxido de zinco e dióxido de titânio para garantir que seu corpo e os oceanos permaneçam livres de produtos químicos.

Outra excelente opção é o protetor solar Stick Natural Suncare BioBio, uma associação de ativos naturais  altamente eficazes, com tecnologia que atuam no combate a ação dos radicais livres, hidratando e protegendo do sol estresse oxidativo, devido a sua fórmula única com ingrediente orgânico. Além de sua alta eficácia, o Stick Natural Suncare BioBio  é indicado para todo tipo de pele, contendo seis  tons e mais de 40 nuances de pele. Escolha o seu!

 

Protetor Solar Físico Natural e orgânico SUNNATURE FPS30

      Stick NATURAL Suncare FPS33 UVA25 - Protetor solar

Lembre-se de que é importante usar protetores solares que quebrem os raios UVA e UVB, ou melhor, protetores solares que funcionem como uma barreira física contra os raios e não deixem que eles penetrem no corpo. E o SUNNATURE FPS30, além de ser um protetor solar vegano (natural e orgânico) ideal para quem se preocupa com os cuidados da pele, também ajuda o meio ambiente!

Gostou do nosso primeiro artigo sobre a série “Bem-estar físico e mental da BioBio”? Conte para a gente nos comentários! 🙂🙏 

BioBio Cosméticos Naturais

✔️ Produto adicionado com sucesso.