Left Continue navegando
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Recomendado para você
Oxibenzona: Por que esta substância ameaça nosso corpo e a vida marinha?

Oxibenzona: Por que esta substância ameaça nosso corpo e a vida marinha?

 

 A Oxibenzona é uma substância que ameaça a vida dos recifes de corais, segundo estudos científicos, além de ser um grande vilão para saúde humana.

Foto: aquarismomarinho.com.br


 


Se você é daquelas pessoas preocupadas com a saúde da sua pele, sabe a importância do uso do filtro solar todos os dias, principalmente no verão. Mas, o que talvez não te contaram é que o protetor solar que você usa, pode ser uma ameaça à vida marinha. E, um desses vilões chama-se: Oxibenzona!



 

A Oxibenzona e os seus perigos?


 

Fonte: wikipedia.com.br

 

A Oxibenzona é uma substância encontrada em muitos protetores solares químicos com fotoproteção, que utilizam deste e de outros componentes para garantir a proteção contra os danos dos raios UV. Até aí tudo lindo! No entanto, de acordo com diversos estudos científicos, foi comprovado que a oxibenzona pode causar grandes danos aos recifes de corais. 

O problema maior é que, ao entrar no mar, o banhista libera essa e demais substâncias na água, chegando aos corais, que absorvem o produto e podem morrer. E aos que sobrevivem, seu sistema reprodutor pode ser afetado, ou terão dificuldades para suportar o aquecimento das águas durante os períodos de alta temperatura. 

Segundo a Fundação Internacional de Barreiras de Corais (International Coral Reef Foundation), a oxibenzona danifica o DNA dos corais e pode matar os corais mais jovens. Além disso, a substância também causa danos em espécies de peixe, e é tóxica para algas marinhas, moluscos, camarões e ouriços-do-mar. 

O Arquipélago de Palau, no Oceano Pacífico, foi o primeiro a banir os protetores solares químicos que contém oxibenzona e outras substâncias químicas, considerados nocivos à vida marinha. A decisão também motivou outros países como as ilhas Virgens Americanas e a Tailândia a também se posicionarem contra os componentes químicos.

Segundo a matéria do O Globo (2021), em 2021, a Johnson & Johnson também realizou recall de cinco linhas de filtros solares - Neutrogena e Aveeno - vendidos nos Estados Unidos (produtos não são vendidos no Brasil). A empresa descobriu em testes internos baixos níveis de benzeno nos produtos, uma substância que, dependendo do nível e da extensão da exposição, pode causar câncer. No entanto, a exposição diária "não deveria causar consequências adversas à saúde", mas a J&J determinou o recolhimento dos lotes dessas linhas de protetores solares por precaução.

É importante salientar que Oxibenzona e benzeno são compostos diferentes, mas que os dois são substâncias que não devem constar nos protetores solares, pois fazem mal à saúde. É por isso que os produtos Nesh não possuem esses compostos em suas fórmulas. 

 

 

Oxibenzona também pode ficar no sangue, segundo estudo

De acordo com um estudo feito pela FDA (Food and Drugs Administration), dos Estados Unidos, a oxibenzona e outras substâncias químicas, como avobenzona, octil salicilato, octinoxato, homosalato, entram na corrente sanguínea depois de um dia de uso.

No estudo, a oxibenzona foi a substância mais preocupante, pois continuaram no sangue acima do limite recomendado pela FDA, durante as três semanas. E, no quarto dia, após a aplicação, apresentou uma concentração cerca de 360 vezes mais que o limite permitido. Há outros estudos também que vinculam essas substâncias às interrupções hormonais e a insuficiência hepática e renal. 

 

Filtros solares físicos e vegetais são a melhor alternativa para cuidar de você e da natureza.

 

Os protetores solares físicos não possuem em sua fórmula qualquer tipo de composto químico, mas apenas ingredientes minerais e naturais em sua composição, como dióxido de titânio e óxido de zinco. Juntos, formam uma espécie de "barreira" na pele, protegendo-a dos raios solares UVA e UVB, evitando que eles penetrem na pele. Além de proteger os corais e serem seguros para as crianças e gestantes.

A nossa recomendação para você que procura um produto livre de oxibenzona, é o novo Stick Suncare, BioBio, uma base multifuncional, que também pode ser usada como protetor solar para o rosto, pois possui proteção FPS 33, UVA e UVB 25.

Além de te deixar linda, nosso Stick Suncare tem associação de ativos naturais e veganos altamente eficazes, que garantem proteção, toque seco e aveludado, alta resistência ao suor, cobertura média para alta de fácil aplicação. E também temos a opção do queridinho SUNNATURE o protetor solar da BioBio com fps 30 100% mineral e vegetal, com fórmula e embalagem biodegradável. 

Incrível, né? Conheça mais deste produto em nosso site, encontre o tom perfeito para sua pele e livre-se da oxibenzona! 

 

Palavras-chave: Oxibenzona, corais marinhos, vida marinha, proteção, stick sunncare, benzoato benzofenona-3 ou BP-3

 

 

BioBio Cosméticos Naturais

✔️ Produto adicionado com sucesso.