A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO!

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO!

Me diga uma coisa, você cuida de você mesmo? Quanto tempo você investe na sua saúde física, mental e espiritual?

Preciso te dizer que certas coisas ninguém irá fazer por você e o autocuidado é uma delas.

Durante a correria do dia a dia, no meio da ansiedade e do estresse, esquecemos muitas vezes de olharmos para nós, de prestarmos atenção nos sinais que o corpo nos passa e quando percebemos estamos correndo contra o tempo, atrás de remédios, dietas e terapias.

Mas se pararmos para pensar por um instante, podemos criar uma rotina de auto cuidado, prevenindo ao invés de remediar.

 

 

 

 

 

 

 

O autocuidado consiste no exercício de buscar todas as necessidades que seu corpo e mente exigem de você, é evitar praticar hábitos que te prejudicam, fazer exames de rotina para prevenir doenças, acalmar seu espírito através da sua religião, meditação, yoga ou praticando um hobby que você adora fazer para dar uma “pausa”.

É você se colocar em primeiro lugar na sua lista de prioridades.

E quais os benefícios do autocuidado? Veja a seguir:

 

 

 

 

1) Autocuidado com a Pele

Dedicar um tempo para cuidar da sua pele não faz bem apenas para a estética, mas também para sua saúde.

Criar uma rotina de autocuidado com a sua pele é criar um conjunto de atitudes e hábitos que são muito bem-vindos não só ao corpo, mas também a mente.

O hábito de cuidar da sua pele, irá prevenir algumas enfermidades ao longo do tempo e evitar envelhecimento precoce, além de melhorar sua autoestima.

Tenha uma rotina de hábitos saudáveis, como lavar bem o rosto, usar protetor solar, utilizar máscaras faciais, produtos que auxiliam na produção de colágeno, esfoliantes, entre outros.

 

2) Aumenta sua auto estima

Nossa mente e nosso corpo estão interligados. Ou seja, quando você pratica um exercício, cuida da sua pele, faz uma massagem, se alimenta bem, dorme bem, marcas positivas ficam gravadas no cérebro, liberando hormônios que geram prazer, confiança, zelo e empatia por você mesmo.

 

3) Saúde Física em dia.

A pandemia com certeza contribuiu para que a prática de exercícios físicos diminuísse. Quando criamos o hábito do autocuidado, praticamos mais exercícios, o que nos leva a ter mais disposição e diminuir as dores crônicas, como dores nas costas, no pescoço, na lombar, etc.

Já olhou sua postura? Já se olhou no espelho e notou como é sua postura mexendo no celular ou trabalhando em frente ao computador? Você vai se assustar rsrs.

Os exercícios físicos ajudam a fortalecer seus músculos para que não sobrecarregue suas articulações, evitando as conhecidas dores no corpo. Além disso, a sua disposição melhora, a sua criatividade aumenta, sua auto estima também e seu corpo agradece.

Ah mas eu não gosto de academia! Não tem problema, procure um exercício que te dê prazer, as opções são inúmeras: natação, corrida, bicicleta, beach tênis, caminhada, yoga, pilates, crossfit. Escolha aquela que você não leve como obrigação, mas sim como prazer.

 

4) Emoção e a Mente em Equilíbrio

Acredito ser a prática mais difícil, pois nessa parte é você por você mesmo. É o seu mundo interno, o que sentimos, o que pensamos. Muitas vezes não botamos pra fora o nosso verdadeiro EU.

Esses pensamentos, emoções, sentimentos refletem diretamente em nossas ações, em como reagimos perante a diversas situações.

E como fazer para equilibrar nossa mente e emoções? Aqui vão algumas dicas.

  1. a) Meditação: parar, respirar e viver o momento presente.
  1. b) Autoconhecimento: Conhecer você mesmo, é analisar seu comportamento diante as situações que você passa. Se irrita fácil? Reclama de tudo? Esses comportamentos estão ligados a você desde sua infância, analisar e reconhecer quem você é, é um passo muito importante para criar novos hábitos.

 

  1. c) Seja grato: a prática da gratidão é incrível. Comece aos poucos, agradeça por sua vida, da sua família, por mais um dia, pelas coisas que você já conquistou, e veja a mágica acontecer na sua vida.

 

 

  1. d) Terapia: Existe muito preconceito com esse termo, você não precisa estar doente para frequentar um profissional nessa área, as vezes tudo que você precisa é uma boa conversa, é soltar o que está dentro de você para que você consiga se organizar e perceber aquilo que sozinha não conseguia.

 

5) Autocuidado intelectual

Nessa parte iremos estimular nosso cérebro e a mente, a fim de desenvolver o raciocínio lógico e também a criatividade.

A nossa capacidade de desenvolvimento é ilimitada, então através de alguns exercícios podemos expandir nosso conhecimento, nosso raciocínio lógico, nossa criatividade, nosso poder de argumentação crítica, além de elevar nossa felicidade e auto estima.

Algumas ideias de autocuidado intelectual:

 

 

  1. a) Leia Livros: Pratique o hábito da leitura, melhorando seu vocabulário, sua oratória, bem como seu senso crítico e opiniões mais fundamentadas. Procure sempre aumentar a dificuldade do livro, melhorando assim sua criatividade e auto estima.

 

  1. b) Aprenda novos idiomas: Você irá potencializar sua inteligência e sua concentração, vai expandir suas oportunidades, vai melhorar sua memória e ajudará a realizar multitarefas.

 

 

 

  1. c) Aprenda um instrumento musical: aprender um instrumento musical irá ajudar na sua memória, na sua coordenação motora, na concentração, ajuda na timidez, alivia stress depressão e ansiedade.

 

 

 

  1. d) Tenha conversas mais profundas: uma boa conversa poderá construir um elo com o ouvinte, nossas emoções pode ser expressadas sem medo e trocar diferentes tipos de informação, que permite consolidar o sentimento de confiança e assim constituir uma válvula de alívio, para drenar o estresse por meio de reforços positivos.

 

 

 

  1. e) Assista a documentários: Você irá adquirir muito conhecimento ao assistir documentários interessantes, ao mesmo tempo que irá aprender, poderá ter vários insights e ter uma outra visão sobre determinado tema.

Enfim, podemos compreender a importância do autocuidado para que possamos ter uma vida saudável, equilibrada e boa de se viver.

 

 


 

 

 

 

 

 

Afinal ninguém irá ser feliz por nós a não ser nós mesmos. Até a próxima.

×

✔️ Produto adicionado com sucesso.